Ensino Médio - Colégio Primus

Ensino Médio

O Ensino Médio é o momento de consolidação das habilidades e de autorresponsabilidade das escolhas de vida que definirão os caminhos futuros. Nesse contexto, propiciamos aos nossos alunos a reflexão, o questionamento e a inovação, conduzindo o estudante à criação da sua própria realidade. No caminho do pensamento à consolidação da realidade, convidamo-los a construir o pensamento crítico e refletir sobre as suas ações, seus impactos em suas vidas e na sociedade.

A análise do contexto mundial, local e da realidade experimentada por cada indivíduo pautam a construção do conhecimento. Para tanto, utilizamos o aprendizado baseado em projetos (conteúdos interligados em torno de um tema ou problema), as metodologias ativas (gamificação, aula invertida), a cultura digital (design thinking – empatia, colaboração, experimentação; ensino híbrido – blended learning). Esse modelo de processos de aprendizagem desenvolve o indivíduo em suas múltiplas facetas: Inteligência Cognitiva (aprendizagem), Inteligência Emocional (sentimentos, emoções), Inteligência Social ou Relacional (relações, cultura, sociedade).

Partindo da premissa que a aprendizagem é emocional, não poderíamos desconectar a construção da inteligência cognitiva das inteligências emocional e social. Trazemos como parceiro nessa jornada do conhecimento em suas múltiplas inteligências a Escola da Inteligência, ei, pioneira mundial em Educação Socioemocional. Dessa forma, alinhamos a construção dos saberes com as relações interpessoais, os sentimentos, o respeito às diversas culturas, costumes e opiniões. Com aula semanal na grade escolar, a Educação Socioemocional permite que o aluno desenvolva habilidades sociais enquanto fortalece a inteligência emocional e desenvolve a capacidade de: pensar antes de agir e reagir, ser criativo, ter autoestima, gerenciar emoções, colocar-se no lugar do outro, trabalhar perdas e frustrações, desenvolver autocontrole.

Para que o aluno construa seus caminhos futuros, oferecemos a ele um portfólio de atividades voltadas para o acesso ao ensino superior: simulados com foco no ENEM e UERJ, grupos de estudos de disciplinas específicas, parceria com universidades oferecendo vivências aos nossos jovens e pesquisas de intenção profissional, além de plano de curso com currículo adaptado aos conteúdos vitais para o acesso a universidades e faculdades.

Consolidando a aprendizagem baseada em um projeto e conectando os saberes relacionais e pessoais com os conteúdos didáticos apreendidos, temos os Projetos Institucionais, que agregam e interligam todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento das inteligências múltiplas. A Feira Cultural, as Olimpíadas, Família na Escola, Primus Social, Meu Primus – Sustentabilidade, Educação Socioemocional, Festa Junina, são o DNA do Colégio Primus. Com ele, construímos histórias de sucesso na vida de nossos alunos.

siga o primus nas redes sociais

Horários de atendimento

Seg à sex – 7h às 18h